sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Chico Buarque. Quem é a moça?


Estava prestando atenção à letra de Essa moça tá diferente (Chico Buarque de Hollanda Vol 4, 1970):

"Essa moça é a tal da janela
Que eu me cansei de cantar
E agora está só na dela
Botando só pra quebrar"

E fiquei me perguntando se ele não faria uma referência à uma das duas moças citadas em 1967(Chico Buarque de Hollanda Vol 2), Carolina e Januária que pareciam ver a vida somente através das janelas.

"O pessoal desce na areia
E batuca por aquela
Que malvada se penteia
E não escuta quem apela
Quem madruga sempre encontra
Januária na janela
Mesmo o sol quando desponta"


"Eu bem que mostrei sorrindo, pela janela,
ah que lindo
Mas Carolina não viu..."

Bem...acho que vou continuar na curiosidade pois só o Chico seria capaz de responder essa. rs

Um comentário:

  1. Miss Pin Up,

    na verdade o Chico faz referência à vanguarda da época, que o considerava (seu estilo) "velho". Certa vez Tom Zé perguntado se ele não respeitava o Chico respondeu com a ironia que lhe é peculiar: "claro, afinal de contas, ele é nosso avô".

    Nessa canção ele faz menção a outras de seu repertório inicial, por ex., contrapondo "a banda" que passava na rua com o "astronauta descendo na televisão", e a transformação dos costumes da sociedade de então. Prenunciava-se o fim do romantismo no cancioneiro popular.

    Para o mesmo assunto (mas sem contrapor a obra do autor com a de outros), ouça também "Lunik 9" (G.Gil).

    renato

    ResponderExcluir

Seguidores

 

Contador Grátis