segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sensual ou Sexual?



           Hoje, num almoço entre amigas, estávamos comentando sobre a clássica música Je t'aime moi non plus, cantada por Serge Gainsbourg e sua esposa na época, Jane Birkin. A música é sexual do começo ao fim: sussuros, gemidos, letra picante e direta. Não há nada insinuado. Não há dúvida nenhuma de que se trata de uma descrição do ato sexual. Quem não se lembra pode ouvir de novo no link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=wgacX35zBck

Essa música me fez pensar sobre a diferença entre sensual e sexual. Como gosto de imaginar set lists, tenho rascunhadas na minha mente algumas músicas que considero bastante sensuais. Fui listá-las hoje e me surpreendi com a quantidade... bem mais que 20.

Porém, o curioso é que nenhuma se assemelha à classica citada acima. Algumas até mencionam  palavras mais 'calientes'  na letra. Outras têm um certo clima e até um clímax  causado pelo rítmo, mas todas apenas insinuam algo, nenhuma é muito direta, óbvia. Talvez recaia aí a diferença entre o sensual e o sexual.

 o sensual,  o insinuado, não muito claro... a meia três quartos, o  decote discreto, o vestido não muito curto. Na  minha opinião, instigam mais os sentidos que o óbviamente sexual: o pornô, o vulgar, oferecido, sem mistérios, sem nada a ser des-coberto.

Com a música ocorre o mesmo. Je t'aime moi non plus nunca entraria na minha lista de músicas sensuais pois é muito óbvia pra isso. Está tudo lá, rasgado, às claras:

"Oh, sim eu te amo!

Eu mais ainda
Oh, meu amor...
Tu és a onda, eu a ilha nua
Tu vás
Tu vás e tu vens
Entrelaçado em meu dorso
Tu vás e tu vens"

Bem, decidi fazer uma lista de músicas sensuais, que leva em conta,  meus próprios critérios, como clima e andamento da música, instrumentos, letra, voz, ocasião em que ouvi, sensações suscitadas e tudo isso junto misturado.

Convido a todos a fazerem sua própria lista com 10 ou 5 músicas. Não há primeiro ou vigésimo lugares. Listei à medida que fui lembrando. Que tal?

1.Extraordinary- Dani Siciliano
2.Ottis Redding- Try a little tenderness
3.Peel me a grape - Diana Krall
3.Closer- Corinne Bailey Rae
4. Rhymes of an hour - Mazzy Star
5. Josh Rouse - Flight Attendant
6. Charlenne-Bjork
7. All I need- Radiohead
8. Louco por você- Caetano Veloso
9. This is not a love song- versão Nouvelle Vague
10. Bullet proof soul- Sade
11-Crash into me- Dave  Matthews Band
12.Cangote- Céu
13. Lullaby- The Cure
14. Indifference- Pearl Jam
15. Meu esquema- Mundo Livre S.A
16. Dance me to the end of love - versão Madeleine Peyroux
17. Sthero - Superhero
18.Tu piel- Jorge Drexler
19.Too wicky- Hooverphonic
20.Ben Harper - In the colors

Seguidores

 

Contador Grátis