quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Voltando pra Pasárgada #


Não se trata de uma história que ouvi. A experiência foi vivida na carne. Quando cheguei em casa hoje, depois de pensar muito na vida e nas pessoas, resolvi: ‘vou procurar meu registro, minha certidão de nascimento’. A resposta eu na verdade já tinha, mas a gente sempre precisa de uma confirmação, dos pais, da lei, ou do escriturário que seja. E confesso que não fiquei surpresa quando vi lá escrito: local de nascimento: Pasárgada.

 Sabe quando você desconfia de algo, mas não tem certeza de fato? Pois então, sempre desconfiei de que não era carioca. Como se fosse uma filha adotada que não sabe de toda sua estória, mas sonha com isso vez ou outra. Não sabe sabendo ou sabe não sabendo. E depois de 28 anos me descobri assim, como uma ‘filha-adotada-recém-descoberta’. Mas você deve estar se perguntando quando de fato tive a certeza e pulei para a cena de vasculhar a certidão. Fui só ouvindo os sinais, pois alguns indícios já eram gritantes.
1. Ir à praia pra mim é quase sempre uma aventura, prefiro as mais desertas, de preferência fora do Rio. Chego quando o sol está se pondo e uso o maior fator de proteção solar apesar da grande quantidade de melanina que carrego.
2.Perco-me facilmente pelas ruas.
3.Aprendi recentemente que quando um menino de rua te pede dinheiro para comprar leite em pó para o irmão, ele não quer realmente o leite, ficando decepcionado quando o ganha e insistindo no dinheiro.
4.Tenho a mania de cumprir com a minha palavra. Pode escrever o que eu falo, eu assino embaixo.

Não sou carioca e confesso ter orgulho disso. Não quero ser mal entendida, longe de mim! Apenas carrego comigo um regionalismo do qual não consigo me livrar, apesar de ter recém descoberto minha cidade.
Em Pasárgada a existência é uma aventura e sou amiga do rei, no qual sei que posso confiar se precisar. Lá ando de bicicleta por esporte, sem comparações com a mais nova capa da Playboy.

Se estiver cansada, deito na beira do rio e ouço as histórias da mãe-d’água, sem me preocupar com o tempo desperdiçado ali. Se não consigo o que esperava, não há malandragem, porém, o diálogo honesto é sempre bem-vindo. Paciência e honestidade são leis.

Não sou carioca e por mais que viva no Rio, ainda me surpreendendo com eles. Os cariocas são fluidos. Leveza, fluidez e descontração podem combinar com a vontade de levar a frente uma aposta, mas para o carioca, isso leva a um dispêndio muito grande de energia, que ele poderia estar gastando na praia, na academia ou na boite.

Apostar num desejo significa bancar uma escolha, assumir o risco de perder. Mas se o carioca não se implica, o que perderia? Perder o que nunca teve?

Assim é mais leve. A leveza é a nova onda do momento, o carioca sabe. Poupar as pessoas de ouvirem algumas verdades pode ser muito mais conveniente, tão leve quanto uma borboleta. O carioca parece ter aberto mão da densidade e da seriedade para viver na cidade maravilhosa. Afinal, morar no berço da sétima maravilha do mundo também tem um preço. É...até o carioca faz algumas escolhas de vez em quando.
Vou me juntar aos meus.

#O Poema original Vou me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira foi musicado por Gilberto Gil em 1986.

4 comentários:

  1. De um mineiro acolhido no Rio: a leveza do carioca é, pra mim, sua melhor qualidade e seu mais defeito (pra variar). O descompromisso "passa lá em casa" e "a gente se vê" cultiva uma superficialidade nas relações. O chopp na praia e o samba tem uma alegria que rompe com a dor, as vezes profunda. Profumda por te sido deveras superficial. Paradoxo muito carioca, mas também quase universal.

    ResponderExcluir
  2. que texto lindo..........a-d-o-r-e-i.

    ResponderExcluir
  3. Ah, se nossos problemas carioquenses fossem apenas o atraso, a palavra que não se escreve. O que mais me assusta nesta canção de cidade é cada vez menos o compromisso com o outro. Um por si e todos com medo de todos. Incrível falta de gentileza... Tristeza, os cariocas não me parecem tão fluidos. Estaram rudes os cariocas? Ah, quem derá que Parsárgada estivesse em todo lugar e em toda gente.
    Parabéns, kata,como diz uma aluna: seu blog está MARA. Bjimmmmm

    ResponderExcluir
  4. ma chéri, convenhamos, é duro morar na cidade onde o mundo vem curtir suas férias. é duro estar exposto todo o tempo, principalmente nos momentos de lazer que desfrutamos ao ar livre (e lá vem os não-praianos a dizer que "a praia nunca está vazia, esse povo não trabalha?").
    se me permite o contraditório, na república carioca não temos realeza e ninguém precisa ser amigo de autoridade pra aproveitar nosso espaço, ainda que (esteja) conturbado. não temos essa propalada obsessão de nos compararmos a capas de playboy/celebridades, até porque convivemos com elas no dia-a-dia sem ter vontade de pedir autógrafos. não marcamos eventos em casa, encontramos os amigos na rua, nos bares (olha o "escritório" aí... rs), na praia, nos mesmos bat-locais que usualmente freqüentamos.
    não vou me alongar, mas recomendo fortemente aos que se auto-renegam a leitura de "carnaval no fogo", de ruy castro, natural de caratinga-mg que, como milhões, migraram e adotaram a cidade maravilhosa como seu local de "renascimento". ser carioca é estado de espírito, e ninguém precisa de um papel que lhe permita isso. bjs

    ResponderExcluir

Seguidores

 

Contador Grátis